Curiosidades Comentadas: OS 5 Sentidos do Corpo Humano

Bem Mais Que 5 Sentidos

Sentidos são todos os meios que nosso corpo possui para interagir com o mundo externo. E, desde criança, aprendemos que possuímos apenas 5 sentidos que são: audição, visão, tato, olfato e paladar. Mas o que sabe hoje é que possuímos muito mais que apenas esse número que aprendemos nas escolas.

E, dependendo da pesquisa que você encontre na internet, que esse número está entorno de 9 a 33 sentidos, que são os sentidos que eu posso chamar de “mais complexos” e por isso não são ensinados nas escolas. Mas o lado bom é que qualquer pessoa pode ser Cavaleiro de Ouro mais forte que qualquer um do anime Cavaleiro dos Zodíacos.

Nesse post eu colocarei apenas 3 exemplos de sentidos diferentes dos que conhecemos em escolas. Mas no final do post terá um áudio de 10 min em que comentamos sobre as informações do post. Mas os sentidos do post serão diferentes dos sentidos falados no áudio para ser mais informativo.

Níveis de Oxigênio

Nives de Oxigenio

Sim, esse é um sentido do corpo humano bastante importante para nossa vida. Através da percepção química do sangue, as células receptoras deste sentido calculam constantemente a quantidade de oxigênio que circula pelo sangue. Se há pouco oxigênio no sangue, a informação chega ao cérebro que dispara o comando para que a frequência respiratória aumente. Por isso que você não consegue prender a respiração por tanto tempo.

Sinestesia

Sinestesia

Esse é o sentido bastante curioso… Esse sentido faz acaba fazendo uma relação com vários outros, pois ele faz com que pessoas façam uma relação entre cheiros, gostos, cores, aparências e sons associando eles entre eles mesmos. Não entendeu? Deixa que eu explico melhor!

A Sinestesia faz com que você através do olfato, sabia o paladar daquela bebida ou comida. Ou através do olfato saber a aparência. Ou até saber a aparência através do som( como a melodia de um instrumento). Portanto, o sentido da sinestesia te dá outras sensações a partir de outra simples.

Passagem do Tempo

Hand holding hourglass --- Image by © Arman Zhenikeyev/Corbis

Você nunca sentiu que um determinado dia passou rápido e devagar? Mas é claro que sim! Isso se dá a esse sentido que nos faz ter uma ideia da passagem do tempo, mas não com 100% de certeza. De forma simples, o órgão desse sentido controla o ritmo cardíaco e é com ele que temos essa certa noção do tempo.

E agora, como você se sente sabendo que possui mais sentidos que o Shaka de Virgem?

Fontes: SuaPesquisa, HypeScience

OUÇA O ÁUDIO ABAIXO

Logues

Um pobre homem que é explorado nesse site, também tem que organizar os erros que surgem como mágica e ainda postar um belo conteúdo com uma xícara de café de acompanhamento para o deleite dos leitores.