Coluna do Urameshi #1 – Como fazer uma coluna

Salve bando de virgens!!! Como vocês devem ter notado, nosso querido Babidi voltar a postar freneticamente, sendo até um pouco polêmico… mas enfim. O Logues também deu uns esporros na galera no nosso grupo do whatsapp, pedindo mais comprometimento e dizendo que não vai editar a parte B do podcast gravado com o Hiro enquanto não voltássemos a publicar no site.

Dito isto, estou aqui com a minha humilde coluna, (a outra chamada nostalgiando acabou empacando na primeira pq na verdade não tive outras ideias) que vai tratar de esse quem vos fala, Diego Urameshi, escrevendo um monte de besteiras e bobagens.

Como minha criatividade anda meio prejudicada por causa do álcool, vou começar do básico e explicar pra vocês jovens virgens como começar uma coluna, coisa que aposto que os leitores desse site nunca tentaram fazer.

Parece difícil, mas é muito simples:

A cada 1,50 m de parede levantada, deve-se colocar os ferros das vigas ou colunas. O comprimento das ferragens deve ser tal que ultrapasse em 30 a 40 cms da laje a ser construída. Como você tem a planta com as dimensões da casa, nada mais fácil que fazer o cálculo. Estes ferros serão amarrados naqueles que você deixou na sapata, ultrapassando-a em 80 cms; após a confecção dos alicerces, eles continuaram com mais de 50 cms para cima (menos os 30 cms dos alicerces). Em caso de dúvida, chame o Seu João, o pedreiro.

A ferragem deve ser bem amarrada com arame cozido, observando-se um intervalo de 20 em 20 cms para os estribos. Como estamos construindo uma casa simples, que terá no máximo mais um pavimento, você usará ferros 3/16″, tanto na vertical como nos estribos. Normalmente, a medida da ferragem das vias é a mesma utilizada nos alicerces.

A figura abaixo mostra o detalhe da ferragem entre duas partes das paredes.

 

coluna1

 

A largura da malha deve ser tal que permita à sua volta uma camada de concreto de pelo menos 3 cms. Por exemplo, se utilizar tijolo em pé, de 30 cms de comprimento por 12 cms de largura, terá de fazer a malha com 24 x 6 cms. Se utilizar tijolo deitado, com as dimensões de 20 x 30 cms, a malha será de 14 x 24 cms. As madeiras serão colocadas conforme mostra a figura abaixo.

 

coluna2

Depois disso você prepara o concreto, que é muito simples:

1 saco de cimento
4 latas de areia
5 latas e meia de pedra
1 lata e um quatro de água

Mistura tudo, joga nas vigas e espera até o outro dia, que sua coluna vai estar pronta !!

Na duvida sobre o concreto, acompanhe o vídeo explicativo do incrível canal Show do Miro.

Um grande abraço e até a próxima!!

Diego Urameshi

Diretor, editor e host no Zoacao40, burro de carga na vida real e alcoólatra não assumido. Rio de Janeiro, Brasil