Salto de Felix Baumgartner: Versão GoPro

20140202felixbaumgartnerjumps_16x9

Em 14 de outubro de 2012, Felix Baumgartner subiu em uma cápsula semi-espacial a uma altitude de 39 km. De lá, usando um traje espacial, saltou. Logo ele atingiu 1.357 km/h, tornando-se o primeiro ser humano a romper a barreira do som sem uma aeronave em volta.

Foi o ápice de um projeto de anos, que avançou nosso conhecimento sobre o corpo humano em grandes altitudes e vai ajudar a projetar sistemas de escape para naves espaciais como a VSS Enterprise e o Dream Chaser. E como foi um projeto da Red Bull, serviu para mostrar que até uma bebida energética pode ter um programa espacial melhor que o do Brasil.

Acompanhar ao vivo foi muito legal, os vídeos postados depois também, mas agora saiu a versão definitiva. Felix saltou tendo presas a seu corpo umas 200 GoPro. Ângulo é o que não falta.

O vídeo abaixo mostra o salto, com direito a áudio do controle da missão, a cargo de Joe Kittinger, o ex-Coronel da Força Aérea que fez o último grande salto estratosférico, em 1960. Coloque em Full HD e delicie-se.

Diego Urameshi

Diretor, editor e host no Zoacao40, burro de carga na vida real e alcoólatra não assumido. Rio de Janeiro, Brasil